Nome da Planta Que os Deuses e Imperadores Usavam na Cabeça?

Está querendo saber o nome da planta que os Imperadores da Grécia Antiga usavam na cabeça como uma coroa? Pois saiba que essa coroa era feita de louro e representava o símbolo da vitória para atletas e heróis. Em Roma a coroa de louro também era usada pelos Césares.

coroa de louto dos Imperadores da Grécia Antiga

De acordo com a mitologia, Cupido, o Deus do Amor, teria jogado uma flecha com ouro na ponta no coração de Apolo, Deus das artes, música e medicina. Fazendo assim, com que ele se apaixonasse pela ninfa Dafne (como vingança por ele ter zombado das flechas do Cupido). No coração da Dafne, Cupido lançou uma flecha com chumbo na ponta, para ela ter repulsão por Apolo.

Apolo apaixonado perseguia a ninfa Dafne, que já não aguentava mais. Ela então, pediu a seu pai, Peneu, para ajudá-la de alguma maneira. Ele então, a transformou no Loureiro, árvore do louro. Confira o que aconteceu (de acordo com “O Livro de Ouro da Mitologia” de Thomas Bulfinch):

“Apolo abraçou-se aos ramos da árvore e beijou ardentemente a madeira. Os ramos afastaram-se de seus lábios.

- Já que não podes ser minha esposa – exclamou o deus – serás minha planta preferida. Usarei tuas folhas como coroa; com elas enfeitarei minha lira e minha aljava; e quando os grandes conquistadores romanos caminharem para o Capitólio, à frente dos cortejos triunfais, serás usada como coroas para suas frontes. E, tão eternamente jovem quanto eu próprio, também hás de ser sempre verde e tuas folhas não envelhecerão”