Existe sensação mais chata do que ver a caspa em seus cabelos? Este mal que atinge homens e mulheres pode se tornar uma dor de cabeça em qualquer idade. Hoje separamos algumas dicas que podem te ajudar a diminuir ou acabar com a caspa de uma vez por todas!
O que é a caspa?
A caspa é caracterizada pela descamação do couro cabeludo. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é causada por falta de higiene dos cabelos, mas sim por uma série de fatores combinados ou não.
Existe um micróbio que está presente no couro cabeludo. Quando o couro cabeludo fica irritado, começa a coceira, a vermelhidão e o ressecamento. Pouco tempo depois, as células mortas começam a ficar visíveis na forma de flocos brancos. A tal da caspa, também conhecida no meio médico como dermatite seborreica.
O que pode causar a caspa?
Como mencionamos no início do post, existem uma série de fatores que podem causar a caspa. Alguns dos mais comuns seriam:
- Má qualidade da alimentação: Uma alimentação rica em produtos ultra processados e de baixo valor nutricional, pode interferir diretamente no aumento das chances de caspa.
- Lavar os cabelos com água muito quente: A água muito quente pode irritar o couro cabeludo. Além de provocar uma maior oleosidade, também provoca o aumento de fungos causadores de irritações. Mas, lavar os cabelos diariamente NÃO causa caspa.
- Problemas emocionais: O estresse, a depressão, a ansiedade e outros problemas de origem emocional podem desencadear a caspa.
- Uso excessivo de química no cabelo: A química agride demais a pele do couro cabeludo e pode ocasionar a caspa. Faça uso de produtos químicos com moderação e a qualquer sinal de irritação, suspenda o uso imediatamente.
- Uso de gel para cabelo, principalmente se você já tem caspa: Ele não causa o problema, mas pode piorar a intensidade da irritação.
- Consumo de bebida alcoólica: O álcool interfere no funcionamento das glândulas sebáceas, causando o aumento da oleosidade da pele. Maior oleosidade é igual a maior incidência de caspa.
- Dormir com os cabelos molhados ou então prender e usar bonés com os fios ainda úmidos: Qualquer uma destas situações irá colaborar para aumentar a quantidade de fungos no couro cabeludo que causam inflamações.
Como diminuir ou acabar com a caspa de uma vez por todas
Existem várias formas de amenizar os sintomas, mas é muito difícil acabar com a caspa. Dependendo do tratamento, a escamação reduz muito, que se torna quase imperceptível, mas está ali presente. Qualquer descuido pode agravá-la. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a diminuir ou acabar com a caspa, mesmo que temporariamente.
Mantenha a higiene dos cabelos em dia, utilizando shampoo específico para os seus cabelos
Lave os cabelos sempre que necessário utilizando um shampoo que seja indicado para o seu tipo de cabelo. Os shampoos anticaspa encontrados na farmácia também são muito eficientes para amenizar o problema. Eles devem ser aplicados somente no couro cabeludo e em seguida você deve fazer os procedimentos que costuma realizar.
Faça hidratações regulares
A hidratação é fundamental para manter a saúde do couro cabeludo. O óleo de coco pode ser um grande aliado pois ele também possui propriedades anti-inflamatórias. O Bepantol e a Aloe Vera são outros dois produtos bons e baratos que podem trazer ótimos resultados para diminuir a descamação.
Trate os problemas de saúde
Se você sofre com ansiedade, depressão, tem problemas hormonais ou qualquer outra doença, deve procurar um médico e fazer o tratamento adequado. Tratando a doença, a tendência é que a caspa também diminua.
Veja também: Os benefícios do Ômega 3 para a saúde
Evite o uso de secador muito quente
Se você não vive sem um secador, procure apenas não utilizá-lo com o calor em uma intensidade muito alta. O calor pode ressecar e ferir o couro cabeludo, intensificando ainda mais o problema.
Procure não coçar demais o couro cabeludo
Sabemos que a coceira pode incomodar bastante. Mas ao coçar excessivamente o couro cabeludo, você pode causar feridas, que se tornam uma porta de entrada para bactérias e aumentar ainda mais a descamação. Evite a todo custo!
Receita caseira para caspa com água e vinagre
Preparar uma solução com um copo de vinagre e um copo de água. Aplicar nos cabelos, fazendo uma massagem, logo após lavá-los. É aconselhável o uso do vinagre de maçã para melhores resultados.
Prepare uma pasta com bicarbonato de sódio
Em um recipiente, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e vá adicionando água aos poucos, até formar uma pasta. Aplique esta pasta no couro cabeludo e deixe agir por cerca de 15 minutos. Lave os cabelos normalmente em seguida.
Procure um médico
Existem casos de caspa que são muito intensos e graves. Caso já tenha tentado de tudo e o problema persiste, o ideal é sempre procurar a orientação de um médico especializado para que ele possa definir o tratamento correto. Dependendo da situação pode ser necessário o uso de medicamentos.
Você já conseguiu acabar com a caspa? O que precisou fazer? Compartilhe conosco na área de comentários.