Os benefícios da pimenta para a saúde

Você conhece os principais benefícios da pimenta para a saúde? Se é daquelas pessoas que geralmente fazem cara feia para este ingrediente, acredito que depois de saber tudo de bom que ela pode fazer pela sua saúde, seu pensamento pode mudar.

No Brasil é possível encontrar vários tipos diferentes de pimenta, desde os mais suaves até o extremamente picantes. Existe gosto para tudo. Por aqui, os tipos mais usados são a pimenta do reino, a malagueta e ainda a pimenta de cheiro. São utilizadas geralmente para temperar carnes, aves, peixes e vários outros tipos de pratos.

Fato é que quando consumida na quantidade certa, os resultados para nosso organismo podem ser muito bons.

Conheça os principais benefícios da pimenta para a saúde

Os principais nenefícios da pimenta para a saúde

Os benefícios da pimenta são muitos pois, não importa o tipo, todas são ricas em capsaicina, um antioxidante que traz inúmeros benefícios para o organismo.

É rica em vitaminas e minerais, mas existe um porém…

A pimenta possui uma série de vitaminas e minerais na sua composição. Alguns exemplos são as vitaminas C, B6, K, A, além Potássio, Cobre e outros minerais. Porém, a quantidade presente é muito pequena perto das nossas necessidades diárias. Sendo assim, não basta viver só de pimenta, é necessário ter uma boa alimentação no geral.

Acelera o metabolismo

O consumo da pímenta provoca um aumento da temperatura do corpo e como consequência, nosso metabolismo passa a trabalhar de uma maneira muito mais rápida. Um metabolismo acelerado provoca uma queima maior de calorias e de gordura corporal.

Colabora para uma melhor digestão

Ao contrário do que muita gente pensa, a pimenta não atrapalha a digestão. Ela faz com que o haja um aumento na salivação e na secreção gástrica, que são facilitadores da digestão dos alimentos.

Tem efeito antioxidante

O efeito antioxidante da capsaicina é importante para combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce das células. Além disso, podem estes antioxidantes podem ajudar a evitar doenças como o diabetes e algumas doenças cardíacas.

Colabora para o emagrecimento

O efeito termogênico da pimenta, pode ser um grande aliado de quem busca perder peso. Ao acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura do corpo, ela faz com que a perda calórica seja maior, além de reduzir bastante o apetite.

Alivia as dores

A pimenta aumenta o fluxo sanguíneo no organismo, com isso ela pode aliviar sintomas e sinais de enxaqueca, dores de cabeça, dentre outros. Seus componentes ainda colaboram para uma melhoria geral no sistema circulatório, diminuindo as chances de ataques cardíacos e AVC.

Estas são alguns dos benefícios da pimenta para a saúde. O ideal é que ela seja consumida com moderação todos os dias em alguma das suas refeições. Como tudo na vida depende de equilíbrio, de nada adianta realizar um consumo excessivo do produto, acreditando que assim verá um resultado mais rápido.

Sempre que realizar mudanças na sua alimentação ou tenha maiores dúvidas, entre em contato com o seu médico ou procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar de acordo com suas necessidades.

Veja também: Como acabar com cravos e espinhas.