Checar se Hardware é Suportado pelo Linux

Quem já teve Linux sabe que nem sempre é possível ter suporte para todo o hardware do computador. Ele não é igual ao Windows que encontra os drivers automaticamente ou pela ID do fabricante, por isso é sempre bom termos algumas dicas para saber se o hardware é suportado pelo Linux. Confira agora alguns sites interessantes para checar se hardware é suportado pelo Linux.

– Ubuntu Certified hardware – Ubuntu é uma das mais famosas distribuições do Linux, e justamente por isso vem trabalhando com outras companhias para oferecer desktops e notebooks que funcionam perfeitamente bem com Ubuntu. Todos os equipamentos testados e aprovados recebem o certificado Ubuntu e entram na lista de Ubuntu Certified hardware. Você pode encontrar quais são os equipamentos acessando o site abaixo e clicando em “Ubuntu Desktop certified hardware“:

http://www.ubuntu.com/certification

– Ubuntu Components List – se seu computador não estiver na lista de equipamentos certificados para Ubuntu, você pode tentar procurar pelos componentes dele no site abaixo. Ele também dá a versão mais antiga suportada, isso quer dizer que as versões mais novas do componente funcionarão perfeitamente com Linux. Acesse:

http://www.ubuntu.com/certification/catalog

– Linux Hardware Compatibility Lists & Linux Drivers – no site Linux Drivers você encontra mais informações sobre outras distribuições de Linux e não somente de Ubuntu. O site traz uma lista com diversos outros sites que mostram se um hardware específico é compatível com uma certa distribuição de Linux. Acesse:

http://www.linux-drivers.org

Caso não encontre informações sobre seu hardware em nenhum desses sites, o mais fácil será procurar por ele no Google, bastando digitar o nome do seu harware e, em seguida, Linux. Se não encontrar nem no Google, é bem provável que seu hardware não seja suportado pelo Linux.