Como Comprar Eletrodomésticos Econômicos

Muitas pessoas vão comprar eletrodoméstico para casa e não verificam as coisas mais importantes. Confira agora como comprar eletrodomésticos econômicos, como saber se um eletrodoméstico consome menos luz que outro, e assim não ter surpresas na conta de luz no final do mês.

A principal verificação que você precisa fazer é da “Etiqueta de Eficiência Energética“, criada pelo PROCEL com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, que indica a eficiência energética de um produto.

Confira um exemplo de etiqueta de eficiência energética na imagem abaixo. As coisas que você tem que prestar mais atenção são na letra e no Kwh/mês.

Como Comprar Eletrodomésticos Econômicos

A letra “A” indica que o eletrodoméstico é mais eficiente, ou seja, gasta menos luz do que um produto que vier com a letra “B”. As letras A, B e C ainda são mais aceitáveis, no caso das outras letras é preciso tomar cuidado, pois os produtos consomem muita energia, e os letra “G” a indicação é não comprar.

O consumo de energia em Kwh/mês também aparece bem destacado na etiqueta, pois por exemplo, se você encontra dois eletrodomésticos letra “A” você vai poder saber, entre eles, qual consome menos energia por mês.

Se está pensando em comprar algum eletrodoméstico, mas um deles é letra “C” e está bem mais barato do que um letra “A”, é preciso pensar bastante se não valeria a pena pagar um pouquinho mais e depois economizar na conta de luz. Pois a conta de luz vindo alta todo mês, vai acabar saindo mais caro do que a diferença de preços dos eletrodomésticos.

Você vai encontrar essas etiquetas em geladeiras, freezer, televisão, ar condicionado, microondas, ventiladores, chuveiros e muitos outros eletrodomésticos. Portanto, fique de olho na hora que for gastar seu dinheiro suado!