Como cuidar da chicungunha (chikungunya)? A chikungunya é um vírus transmitido às pessoas pela picada do mosquito infectado. O mosquito está presente no Brasil e locais da África, Ásia e Índia. Ele causa febre, dores fortes nas articulações e pode causar dor de cabeça, dor muscular, inchaço das articulações e erupção cutânea.
Mas como saber que fui infectado pela chikungunya? Existe algum tratamento para amenizar as dores? Saiba mais abaixo.
Como cuidar da chicungunha
Para saber se foi infectado é preciso ter diagnóstico médico. Os sintomas costumam demorar de três a sete dias para aparecerem, portanto, se foi em algum local com muito mosquito e está com febre e dores nas articulações, procure o médico imediatamente! Ele irá realizar o exame específico que é o exame de anticorpos disponível na rede pública de saúde.
Chikungunya não costuma resultar em morte, mas os sintomas podem ser severos e incapacitantes.
Qual o tratamento para chikungunya?
Não existem vacinas ou remédios próprios para ela. O que os médicos fazem é tratar os sintomas.
Para isso é recomendado o uso de analgésicos para febre, dor de cabeça e cansaço. Não tome remédios por conta própria e nem aspirina ou outro anti-inflamatório não esteroide, pois pode causar hemorragia.
Além dos remédios é recomendado tomar bastante líquido para evitar desidratação e fazer muito descanso. Se a pessoa tiver muito desidratada, poderá ser necessário tomar soro intravenoso no hospital.
Tem algum tratamento caseiro para chicungunha?
Quem quiser pode testar alguns cuidados específicos para os sintomas da doença como:
- tomar banho morno para diminuir a febre
- aplicar compressas frias com óleos essenciais nas articulações doloridas
- tome chás que aliviam enjoo como gengibre e hortelã
- chupe picolé de limão para amenizar enjoo
- coma comidas leves para facilitar digestão e não causar diarreia e vômitos
Perigos da chicungunha
Se a febre não melhorar dentro de três a quatro dias (ficar acima de 38ºC), ou surgirem outras complicações como desmaios, convulsões, vômitos frequentes, sangramento ou dor no tórax, entre em contato imediatamente com seu médico.