Como regularizar o CPF

Precisando regularizar o CPF? Geralmente a gente só se dá conta de que algo anda errado com o CPF quando precisamos dele. Seja para receber um benefício do Governo, abrir uma conta em banco, assumir um cargo público, fazer matrícula em faculdade pública, dentre outros.

Muitas pessoas ficaram sem receber o auxílio emergencial por exemplo, por estarem com pendências no CPF. Em muitos casos, a mensagem aparece como CPF suspenso ou pendente de regularização. Mas, felizmente é possível regularizar o documento e voltar a receber todos os seus benefícios normalmente.

O que é preciso fazer para regularizar o CPF

Para saber se você está com alguma pendência no seu CPF, basta realizar uma consulta rápida no próprio site da Receita Federal através deste link. Ao informar o número do CPF e também a data de nascimento, uma mensagem será exibida logo em seguida confirmando se o CPF está regular ou não.

Se o documento não estiver regular, pode retornar uma das seguintes mensagens:

  • Pendente de Regularização
  • Suspenso
  • Divergência entre documentos

O que fazer se aparecer a mensagem “Pendente de Regularização”:

Esta mensagem geralmente é informada para contrubuintes que deixaram de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos em que o envio era obrigatório. Para regularizar o CPF nesta situação, envie a declaração que está pendente. Caso tenha uma conta gov.br, basta acessar este site para verificar qual declaração está pendente.

O que fazer se aparecer a mensagem “Suspenso”:

O cadastro do contribuinte provavelmente está incorreto ou incompleto, mas não existe qualquer pendência na entrega de declarações. É possível regularizar o documento diretamente no site da Receita. Caso seja apresentado algum protocolo de atendimento, será necessário enviar documentos para a Receita Federal.

O que fazer se aparecer a mensagem “Divergência entre Documentos”

É possível resolver esta pendência pela internet. Basta acessar este link e preencher o formulário com todos os dados corretos.

Na grande maioria das vezes, é possível regularizar o CPF pela internet mesmo. Mas caso haja alguma divergência maior ou dúvidas, é aconselhável que procure o posto de atendimento da Receita Federal na sua cidade.

Deixe um comentário