Como saber se preciso trocar meu tênis de treino? Está fazendo sua corrida pela manhã e notando algo errado? Não consegue entender o que está causando essa estranheza? Pois saiba que pode ser culpa do seu tênis. É muito importante saber quando é o momento de comprar um novo tênis, para não prejudicar sua rotina de exercícios físicos.
O que analisar para saber se preciso trocar meu tênis?
A médica podiatra Jacqueline Sutera conversou com a revista Well+Good sobre a importância de verificar quando os tênis estão danificados e como substituí-los pode ajudar a evitar lesões.
Tênis com furos na sola ou sola gasta forçam seu pé a encostar no chão em um ângulo aumentado, o que, com o tempo, pode causar lesões nos ligamentos, entorses, queda, tendinite e até dor no quadril, tornozelo, costas e fascite plantar.
Portanto, um tênis danificado não é questão estética, mas sim de saúde, pois você está causando problemas futuros ao seu corpo.
Alguns sinais de que chegou a hora de dar adeus aos seus tênis são principalmente a sola desgastada, se a pisada estiver menos aderente ao chão comparado ao que era antes, e se seus pés começarem a doer após o uso dos mesmos.
Você pode analisar a sola colocando o tênis em cima da mesa. Verifique a sola, olhando para os tênis por trás ao nível dos olhos. Veja se há sinais de desgaste ou se estão com partes desiguais. Além disso, vire a sola e busque por rachaduras, furos ou se a borracha estiver desmanchando. Aproveite para deslizá-los sobre a tampa da mesa, para testar a aderência.
Infelizmente com tênis não existe muita coisa que pode ser feita para consertar a sola. É diferente de sapatos e botas, que levamos no sapateiro para trocar sola. No caso do tênis, que possui sola mais macia, a reparação não é simples, por isso o recomendado é substituí-lo. Preocupe-se com a sua saúde, previna-se de lesões.