Ter uma vida financeira saudável é bem difícil, ainda mais nas condições atuais. Mas na grande maioria das vezes, se livrar das dívidas é um mal mais que necessário. Vai ser difícil, vai ser doloroso, mas faz bem até para nossa saúde mental.
Quando estamos com muitas dívidas, tudo fica mais difícil. Além de não conseguirmos crédito para novas aquisições, em muitos casos perdemos até o sono. E todos sabemos que a privação de sono faz um mal enorme para a saúde.
Mas, como se livrar das dívidas?
Antes de mais nada, se você decidiu que é hora de dar um jeito na vida financeira, isto já é um bom sinal. A consciência pode ser uma ótima arma para alcançar o objetivo de ser organizado e também aprender a não cometer o mesmo erro no futuro.
O primeiro passo é levantar todas as suas dívidas. Procure as empresas com as quais você tem débitos e levante os valores. Anote tudo em uma folha de papel ou em uma planilha, o que for mais fácil e prático para você.
É importante ter estes números de uma forma bem visível pois assim conseguimos “enxergar” o tamanho do “estrago” e podemos nos planejar de uma maneira muito melhor.
Agora que você já sabe o quanto deve, em uma outra página anote os valores da renda da família, ou seja, quanto cada um ganha e contribui para o pagamento das contas. Por fim, anote em outra folha as despesas fixas da casa, aquelas que devem ser pagas de qualquer maneira.
É com estas anotações que é possível visualizar como está nossa vida financeira. O ideal é que se faça isso todos os meses para que não se gaste mais do que se ganha e assim, as dívidas aumentem ainda mais.
Agora, como se livrar das dívidas que já possuo?
Lembra lá no início que falamos que o primeiro passo seria justamente procurar os credores e saber qual o valor do seu débito?
Procure este credor e proponha uma negociação. Mostre como estão sua renda e seus gastos fixos e informe quanto pode pagar da dívida por mês. Na grande maioria das vezes, a empresa acaba aceitando sua proposta, pois para ela, é mais interessante começar a receber algum valor do que continuar com aquela dívida em aberto.
Mas só assuma valores que você tem realmente condições de pagar. Após o pagamento da primeira parcela, caso haja alguma restrição nos órgãos de proteção ao crédito, ela é removida. Porém se houver atrasos no acordo, as anotações são refeitas.
O que mais eu posso fazer para se livrar das dívidas?
Procure cortar despesas desnecessárias
Ao analisar suas despesas atuais, veja algo que pode ser descartado e assim encontrar alguma brecha na renda que possa ser utilizada para pagar dívidas em aberto ou economizar.
Você utiliza tudo que contrata no seu plano de celular, por exemplo? Não pode contratar um mais barato? Ou ainda gastar menos nas recargas pré-pagas? Hoje é possível mudar de operadora mantendo o mesmo número. Se encontrar pacotes mais vantajosos em outras empresas, não hesite em trocar.
TV por assinatura também costuma ser outro supérfluo que pode ser substituído por opções mais baratas como serviços de streaming. Serviços como a Directv Go ou Globoplay trazem canais ao vivo por um preço bem mais em conta que as operadoras tradicionais.
Procure formas de obter uma renda extra
Procure realizar alguma atividade que possa lhe trazer alguma renda extra. Seja vendendo algo, prestando algum serviço, dando aulas particulares, não importa. Qualquer valor extra que conseguir já ajudará bastante a se livrar das dívidas.
Troque dívidas caras por “mais baratas”
Para quem tem dívidas de cartões de crédito ou cheque especial que costumam ter juros bem altos, talvez seja interessante procurar formas mais baratas de crédito, como o crédito consignado, que tem juros menores. Mas lembre-se que as parcelas devem se encaixar no seu orçamento e não comprometer mais do que 30% da sua renda.
Faça refeições e lanches caseiros
Se trabalha ou estuda fora e precisa fazer refeições na rua, sempre que possível procure levar estes alimentos de casa. Mesmo que seja um simples biscoito, quando já levamos na mochila, ainda não caímos em tentação de comprar outras coisas.
Fazer refeições caseiras também é muito mais barato do que almoçar em restaurantes ou lanchonetes de fast food.
Converse e explique a situação para toda a família
Quem deseja se livrar das dívidas, deve compartilhar o problema com toda a família. Todos devem saber da situação financeira para de alguma forma, colaborarem. Seja gastando menos energia elétrica, poupando onde puder. Todos que residem no mesmo local devem ajudar.
Cancele todos os cartões de crédito
Caso ainda tenha algum cartão de crédito, o ideal é cancelar todos eles até que sua vida financeira esteja em dia. Cartão de crédito não é uma renda extra como muitos pensam e na grande maioria das vezes ele é o grande responsável pelo endividamento.
Caso esteja com restrições no nome, lembre-se que não é possível limpá-lo sem o pagamento da dívida. Desconfie de pessoas e empresas que oferecem este serviço. Sim, é verdade que a dívida “caduca” após cinco anos mesmo que não haja pagamento. Mas o registro permace com o credor e ele pode negar crédito até que a situação seja regularizada.
Se livrar das dívidas e equilibrar as finanças é algo que requer tempo e paciência. Leia e se informe sobre o assunto. Não tenha medo de falar sobre as dívidas.