Como ver extrato e saldo do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um dos mais importantes direitos de todo trabalhador brasileiro. Por isso, é importante que todo cidadão que trabalha com carteira assinada saiba como ver extrato e saldo do FGTS.

Como funciona o FGTS?

Todos os meses, o empregador deve depositar o valor referente a 8% do salário do seu funcionário, em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal exclusiva para recebimentos do Fundo de Garantia. O depósito deve ser feito mensalmente enquanto o contrato de trabalho estiver ativo.

Quando é possível utilizar o dinheiro do FGTS?

Todo o dinheiro depositado na conta, pertence ao trabalhador, mas ele só pode ser utilizado em algumas situações:

  • Rescisão do contrato de trabalho sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Todos os trabalhadores que completaram 70 anos;
  • Rescisão através de acordo com o empregador;
  • Aquisição de casa própria;
  • Doneça grave do trabalhador ou de um dependente (AIDS, neoplasia maligna, doenças terminais);
  • Inatividade na conta do FGTS por três anos ou mais;
  • Necessidade pessoa em caso de urgência e motivos ligados a desastres naturais.

Como ver o extrato e saldo do FGTS?

Como ver saldo e extrato do FGTS

O trabalhador pode e deve ver o extrato e saldo do FGTS sempre que possível. Desta forma, pode acompanhar se os depósitos estão sendo feitos regularmente e fazer cobranças na empresa caso encontre algo irregular. Veja abaixo como obter estas informações:

Aplicativo FGTS

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um aplicativo para smartphones que permite ao trabalhador obter todas as informações sobre o saldo. Basta fazer o download na loja de aplicativos do seu aparelho. Está disponível em versões para Android e iOS.

SMS (Mensagens no celular)

A Caixa também disponibiliza um serviço de SMS para informar ao trabalhador o saldo da sua conta do FGTS. O serviço é totalmente gratuito, necessitando apenas de um cadastro. Serão fornecidas informações sobre os depósitos feitos pelo empregador assim como o saldo atualizado da conta e também será avisado quando algum valor para saque estiver disponível. Mais informações sobre o cadastro são encontradas nesta página.

Através do site da Caixa Econômica Federal

Os trabalhadores podem realizar um cadastro nesta página da CEF, informando o número do NIS ou CPF e cadastrando também uma senha. Após realizar este cadastro, será possível consultar ver o extrato e saldo do FGTS de maneira online.

Internet Banking

Clientes da Caixa podem acessar o saldo do FGTS através do internet banking ou então no aplicativo do banco para celulares e tablets. Basta fazer o login com os mesmos dados que utiliza para acessar a conta corrente ou poupança.

Por telefone

Também é possível obter informações sobre o saldo através de telefone. Basta entrar em contato com o número 0800 7260207, com o número do NIS em mãos.

Pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal

Caso não consiga obter informações sobre o seu saldo do Fundo de Garantia em nenhuma das alternativas acima, o trabalhador também pode ir pessoalmente a qualquer agência da Caixa Econômica Federal com o número do NIS ou CPF e solicitar o extrato do FGTS.

Veja também: O que fazer para se livrar das dívidas.