Dieta da Linhaça, Os Bens da Linhaça (Globo Repórter)

Tipos de Linhaça – Dieta, Fibra, Efeito Sanfona, Pão Integral

A linhaça está cada vez mais na moda e no dia a dia do brasileiro. Muitas pessoas não sabem, mas a linhaça contém fibras que dão sensação de saciedade, por isso ela é indicada nas dietas, a pessoa consegue emagrecer sem passar fome. E o melhor, se você acostumar a sempre comer linhaça, vai acabar com aquele efeito sanfona, engorda emagrece, engorda emagrece.

Além das fibras a linhaça contém lignina, substância que ajuda a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Existem três tipos de linhaça, linhaça dourada que apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6, linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada que tem mais gorduras poliinsaturadas, essas gorduras são benéficas, protetoras do coração.

Para ajudar na sua dieta confira uma receita do pão integral de trigo com linhaça apresentado no Globo Repórter:

Ingredientes

  • 2,5 xícaras (chá) de farinha de trigo branca (teor de proteína entre 9% e 12%)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral grossa (pode usar farinha de centeio, mas a massa do pão fica um pouco mais úmida)
  • 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
  • 2 colher (sopa) de farinha de linhaça (o melhor é moer a linhaça na hora)
  • 1,5 xícara (chá) de água mineral em temperatura ambiente
  • 5g ou meio pacotinho de fermento biológico liofilizado seco
  • 1 colher (chá) de sal marinho

Modo de Preparo

Em uma bacia, de preferência de inox, misture bem os ingredientes secos (farinhas e fermento). Deixe o sal de lado, porque ele pode cortar o efeito do fermento.

Após esta etapa, adicione água mineral em temperatura ambiente, mexendo bem com uma colher de inox. O ideal é usar uma batedeira, em velocidade média, por cinco minutos. A mistura deve ficar úmida, sem, no entanto, haver água em excesso. Se ficar muito seca, adicione um pouco mais de água, mas muito pouco, e aos poucos. Se ficar muito úmida, com sobra de água no fundo da bacia, adicione um pouco de farinha e vá corrigindo também aos poucos. Ao fim desta etapa, adicione uma colher (chá) de sal marinho incorporando-o à massa.

Agora, você deve adicionar duas colheres (sopa) de farinha de linhaça. Quem não tiver farinha de linhaça pode triturar a linhaça em casa no liquidificador. Depois, coloque uma colher (sopa) de semente de linhaça. Quem não quiser usar a farinha de linhaça pode usar só os grãos, mas deve, então, colocar duas colheres de semente de linhaça, em vez de uma.

Com a massa pronta, cubra a bacia com um pano levemente úmido ou com um prato, e deixe descansar à temperatura ambiente por 18 horas – nem mais nem menos. Se deixar mais tempo, haverá fermentação excessiva, e o pão ficará com gosto de cerveja. Se deixar menos tempo, o pão perderá em estrutura física, aroma e sabor.

Após as 18 horas, pré-aqueça o forno a 290ºC-300ºC por 15 a 20 minutos. Enquanto isso, unte as formas, utilizando manteiga (de preferência, sem sal) para cobrir todas as paredes internas da forma. Em seguida, polvilhe com farinha e retire o excesso. Se preferir, utilize formas antiaderentes, evitando, assim, o trabalho de untar e enfarinhar as mesmas.

Coloque a massa de pão nas formas, procurando cobrir até 2/3 da altura das paredes laterais ou pouco acima da metade. Adicione, ao topo da massa, meia colher de sopa de sementes de linhaça para cada forma.

Coloque as formas dentro do forno pré-aquecido por 45 minutos. Verifique o pão no forno. A crosta superior deve estar dura, bem firme, e o pão escuro, em tom dourado. Retire as formas. Espere de cinco a dez minutos e retire das formas com cuidado. Deixe os pães esfriarem sobre a grade superior do fogão por pelo menos 25 minutos antes de consumi-los.

ATENÇÃO!

  • Este pão dura de três a cinco dias, em temperatura ambiente, fora da geladeira. Na geladeira, conserva-se por até dez dias. E, no freezer, por três meses. Caso tenha congelado o pão no freezer, retire-o pelo menos de 15 a 20 horas antes de consumi-lo.

Não saber fazer farinha da linhaça? Então veja agora como fazer a farinha da linhaça.