Escanear Arquivos em Lote no VirusTotal

Para quem não conhece o site VirusTotal, ele é uma ferramenta de segurança muito legal que deixa você escanear arquivos em vários antivírus diferentes aos mesmo tempo. Alguns antivírus que são usados no site são McAfee, Kaspersky, TrendMicro, BitDefender, Panda Security entre outros. É uma boa opção para procurar malware ou vírus em arquivos quando não tem algum antivírus instalado no computador, ou quando você acha que seu antivírus não está identificando corretamente. No site só é possível verificar um arquivo de cada vez, mas claro, alguém já criou um programa para escanear arquivos em lote no VirusTotal. O programa é o PhrozenSoft VirusTotal Uploader para Windows, ele permite enviar arquivos e processos diretamente do seu desktop para serem analisados no VirusTotal, sem precisar abrir o navegador.

Para usar é muito fácil, basta jogar os arquivos dentro da janela do PhrozenSoft ou então clicar em “Open” no canto inferior direito e escolher os arquivos para serem escaneados. Também será criado um widget na “Área de Trabalho” em que você poderá jogar os arquivos para serem analisados.

Escanear Arquivos

Os resultados do escaneamento aparecerá na aba “Available Results“, o progresso da análise aparece dentro de “Awaiting Results“. Confira um pequeno vídeo mostrando como funciona o PhrozenSoft VirusTotal Uploader:

É bom lembrar que o VirusTotal de vez em quando reporta falsos positivos. Quando acontecer isso dê dois clique no arquivo para ver qual antivírus indicou vírus no arquivo. Se for algum antivírus menos conhecido ou não muito popular, pode ser que o arquivo não contenha vírus nenhum e ele esteja dando o resultado errado.

Além de arquivos você poderá analisar todos processos que estão rodando no computador, até os da inicialização. Funciona em Windows Vista, Windows 7 and Windows.

Download do PhrozenSoft VirusTotal Uploader:

http://phrozenblog.com/?p=259