Você sabe o que é portabilidade? Não? Então confira agora tudo sobre Portabilidade, onde solicitar, prazos para troca de operadora e muito mais.
– O que é portabilidade numérica?
O cliente de serviços de telefonia fixa e móvel podem manter o número do telefone (código de acesso) que possui, independentemente da operadora do serviço que está vinculado.
Ou seja, se você possui um número de celular de uma certa operadora e quiser mudar para outra sem perder o número, você pode, desde que dentro da mesma área de serviço (DDD).
– O que precisa para solicitar a portabilidade?
É necessário comparecer à alguma loja da operadora para qual você quer mudar e apresentar os documentos pessoais RG, CPF e número da linha.
– Quem pode solicitar a portabilidade?
O titular da linha, ou terceiros com procuração para tal.
– Portabilidade de linhas pré-pagas podem ser negadas?
De acordo com as normas especificadas pela ANATEL, as linhas pré-pagas não podem ter Portabilidade negada por dados cadastrais.
– Quanto tempo demora para minha linha ser portada?
Normalmente de 3 a 4 dias úteis.
– Portei a linha e não gostei do serviço da outra operadora, acabei cancelando minha linha. Posso solicitar uma nova portabilidade para uma nova operadora?
Se o cancelamento ocorrer em menos de 180 dias, a pessoa deve reativar a linha na operadora em que solicitou o cancelamento, só depois da reativação da linha, ela pode solicitar a nova portabilidade.
– Bônus e créditos vinculados na linha são portados de uma opradora para outra?
Não, os bônus e créditos valem somente para a operadora de origem.
– Quando a portabilidade pode ser negada?
Cadastro divergente na operadora Doadora (linhas Pós-Pago). Por exemplo: negada por CPF divergente ou número vago, linha cancelada ou bloqueada por roubo ou motivos particulares.
– Se eu tiver contrato de fidelização na operadora atual, posso solicitar portabilidade para outra operadora?
Pode, mas você terá que pagar a multa referente a quebra do contrato da fidelização (essa multa varia, dependendo do tempo que ainda faltam no contrato).