Será que preciso mesmo escovar a língua? Você costuma escovar os dentes com pasta de dente, mas quando está escovando também escova a língua, ou passa a escova apenas nos dentes? Ela precisa mesmo ser escovada ou é mito? Abaixo explicamos um pouco sobre escovação da língua e, porque ela é importante.
E então, será que preciso escovar a língua?
Se você não escova sua língua, já passou da hora de fazer isso! Quem já olhou para a língua no espelho, reparou que ela está cheia de rachaduras e fendas. Pois bactérias perigosas podem ficar presas nesses locais, e com o tempo se forma um biofilme feito de vários microorganismos. Essas bactérias, que ficam protegidas pelo biofilme, não são removidas com a água do bochecho da escovação e nem com enxaguante bucal. Isso mesmo! Se você estava achando que estava removendo toda sujeira da boca, não estava.
A única maneira de conseguir remover estas bactérias é escovando a língua para remover este biofilme, que também é responsável pelo mau hálito.
Para escovar sua língua faça no final da escovação dos dentes, realizando movimentos suaves na língua, para frente e para trás e de um lado para outro. É preciso fazer com cuidado para não cortar a pele da língua.
Outra ideia é utilizar raspadores de língua ou escova lingual. São boas opções para se ter no banheiro ao lado da sua escova de dentes, assim você não esquecerá de sempre escovar a língua na limpeza bucal.
Portanto, caso esteja com mau hálito mesmo escovando os dentes corretamente, pode ser que sua língua esteja causando o problema. Mas lembre-se que nem sempre o mau hálito é culpa da boca, problemas no estômago também podem causar mau hálito.
Precisa passar pasta de dente na língua?
Para escovar os dentes, primeiro bocheche o enxaguante bucal (se tiver), depois o fio dental, e siga para escovação dos dentes. No final, coloque um pouquinho de pasta na escova e escove a língua suavemente. Quem tiver o raspador lingual pode usar ao invés da escova. Realize primeiro os movimentos detrás para frente, depois de um lado para outro.
Evite o uso de enxaguante bucal diariamente, pois eles podem remover da boca tanto bactérias ruins quanto as boas.