Solicitar Ressarcimento de Danos em Equipamentos por Causa de Apagão

Se você já passou por casos em que ocorreram apagões, os famosos blecautes, na sua cidade e na hora da queda e retorno da luz queimou algum equipamento eletrônico seu como geladeira, televisão, computador etc, saiba que você pode solicitar ressarcimento dos danos para companhia de energia elétrica. Confira agora como solicitar ressarcimento de dados em equipamentos por causa de apagão.

A primeira coisa que você tem que fazer é entrar em contato com a companhia de energia elétrica da sua cidade. Solicite o ressarcimento diretamente para a companhia, eles enviarão um técnico até sua casa para verificar o ocorrido e se for confirmado que o apagão queimou o equipamento, o mesmo será enviado para conserto ou eles irão dar um novo. Esse ressarcimento tem que ser realizado em até 45 dias. É importante lembrar que em casos de eletrodomésticos como geladeira e freezers, a visita técnica tem que ocorrer em 1 dia útil, em outros casos eles têm até 10 dias para vistoriar.

Essa regra foi estabelecida pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica:

“Pela norma, os consumidores conectados em baixa tensão, como os residenciais, que porventura tenham tido aparelhos danificados por interrupção do fornecimento de energia devem procurar a distribuidora em até 90 dias para solicitar o ressarcimento”

Solicitar Ressarcimento de Danos em Equipamentos por Causa de Apagão

Se a companhia de energia não resolver seu problema, você pode entrar em contato com o Procon e, em último caso, até com a Ouvidoria da ANEEL no telefone 167.

Confira todos os sites das companhias de energia elétrica do Brasil no site da ANEEL:

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/links/Default_Detail.cfm?idLinkCategoria=14

E no Portal do Consumidor você pode verificar as agência do Procon separadas por Estado:

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp