Tudo Sobre Cáries – O Que São Cáries, Combater, Prevenir

Você está com cárie? Já teve cárie? Quer saber o que são as cáries? Confira agora várias informações úteis sobre a cárie, como combatê-la e preveni-la.

A Cárie é a deterioração do dente por causa da bactéria bucal Streptococcus, que se alimenta dos restos de comida que ficam na boca. Essa bactéria produz a substância Glucan que faz com que a própria bactéria se grude ao dente formando a placa bacteriana. Quando em contato com carboidratos e açúcares, essa bactéria sofre transformação e acaba corroendo o dente, formando então, a cárie, e gerando o mau hálito. Todas as pessoas estão sujeitas às cáries, algumas têm uma predisposição maior, devido ao fator hereditário.

Existem três tipos de CárieCárie coronária (mais comum, ocorrem nas superfícies de mastigação ou entre os dentes), Cárie radicular (na raiz) e Cárie recorrente (em volta de restaurações e coroas). Se não forem tratadas, podem levar à abcessos, que só podem ser tratados por tratamento de canal, cirurgia ou arrancando o dente.

Para evitar as cáries escove os dentes pelo menos três vezes por dia, use fio dental (todos os dias) e utilize pasta de dente (ou creme dental) com flúor. Não esqueça de escovar também a língua. Coma pouco açúcar e amido. Se possível, use antisséptico bucal (como Listerine ou da Oral-B). Lembre-se de trocar a escova de dente à cada três meses.

Somente o dentista é capaz de verificar se a pessoa está com cárie, portanto, não deixe de consultar o dentista, pelo menos, duas vezes ao ano!

Para informações históricas sobre a Cáries acesse a Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1rie_dent%C3%A1ria