Ter uma noite de sono tranquila e conseguir dormir bem é extremamente necessário se queremos manter a nossa saúde em dia. O que muita gente não sabe é que, em alguns casos, o sono pode ser o melhor remédio para uma série de problemas. E não apenas para aqueles considerados “psicológicos” que uma boa noite de sono pode resolver.
Muitas pessoas sofrem com distúrbios do sono e estes problemas precisam ser tratados. A privação do sono pode resultar em uma série de doenças mais graves com o passar do tempo. E também não existe aquilo de que, sono perdido agora, a gente recupera depois. Não existe nenhuma forma de recuperar o sono perdido de maneira saudável.
O que fazer para ter uma noite de sono tranquila e dormir bem
Para facilitar a sua vida, nós separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila e com o tempo, notar todos os benefícios que o simples fato de dormir bem, podem lhe trazer.
Procure criar uma rotina de sono
É importante procurar dormir e acordar todos os dias na mesma hora. Desta forma, você regula o seu relógio biológico, que é importante para manter uma boa qualidade de sono. Deve-se inclusive fazer isso também aos finais de semana e feriados, quando existe uma tendência maior de sermos desleixados com nossos horários.
Desligue as telas pelo menos uma hora antes de dormir
Todo mundo gosta de usar o celular ou ficar assistindo filmes ou séries antes de dormir. Mas o ideal é que se crie um ritual de sono e para isso, deve-se deixar as telas de lado pelo menos uma hora antes de dormir. As telas emitem luzes que nos despertam ao invés do contrário. Ficar mexendo no celular até a hora exata de dormir, ao invés de ajudar, pode potencializar episódios de ansiedade e piorar a qualidade do seu sono.
Não faça refeições pesadas ou exagere em bebidas alcóolicas
Fazer refeições muito pesadas ou então exagerar nas bebidas alcóolicas deve ser evitado por quem pretende ter uma boa noite de sono. O ideal é sempre fazer a sua última refeição pelo menos duas horas antes de deitar. Desta forma, você também evita problemas digestivos como o refluxo.
Deixe o ambiente onde dorme o mais escuro possível
O seu cérebro precisa de um ambiente bem escuro para poder “desligar”. Procure deixar o ambiente o mais escuro possível. O uso das máscaras para dormir também podem ser de grande auxílio para quem dorme em ambientes muito claros.
Faça exercícios físicos
Qualquer tipo de exercício físico irá contribuir para a qualidade do seu sono. Pelo menos 30 minutos diários. Mas, procure não fazer exercícios após as 18 horas, uma vez que os exercícios servem para aumentar sua disposição e durante a noite, é hora de colocar o corpo em repouso.
Evite a cafeína após as 16 horas
Se você é daquelas pessoas que tomam muito café ou outras bebidas com cafeína como chá preto, deve tomar cuidado com a quantidade ingerida diariamente, uma vez que a cafeína é um estimulante. Por isso, o ideal é não ingerir mais a bebida depois das 16 horas. Mas, tudo também vai depender da hora em que costuma dormir. Se o seu horário de sono é antes das 22 horas, por exemplo, deve suspender a cafeína bem antes.
Outras dicas para ter uma noite de sono tranquia e dormir bem:
- Crie uma rotina antes de domir, seja ler um livro, tomar um chá (que não tenha cafeína) ou outra bebida quente;
- Tome um banho quente antes de dormir;
- Controle a temperatura do ambiente. O local onde você dorme não deve estar nem muito quente, nem muito frio, mas com uma temperatura agradável;
- O ambiente deve ser silencioso;
- Procure se deitar apenas quando tiver sono. Ficar rolando na cama só atrapalha o processo;
- Mantenha os pés aquecidos. Pés frios podem atrapalhar demais o seu sono.
Se mesmo assim continua com dificuldades para ter uma noite de sono tranquila, o ideal seria procurar um médico e procurar fazer exames para descobrir a causa da falta de sono ou dificuldade para dormir. Sono é coisa séria e mexe muito com a sua saúde. Não deixe pra lá.