Como acabar com os cravos e as espinhas

Acabar com os cravos e as espinhas é o sonho da grande maioria dos adolescentes. Geralmente é durante esta fase que elas mais costumam aparecer. Mas engana-se quem pensa que adultos também não sofrem com o problema.

Felizmente na grande maioria dos casos, uma simples rotina de cuidados com a pele pode ajudar a trazer grandes resultados. Já aqueles que apresentam o problema de uma maneira mais grave e crônica, devem procurar um médico dermatologista para um melhor acompanhamento.

Neste post, procuramos trazer algumas dicas que podem ajudar a acabar com os cravos e espinhas em casa mesmo. Não custa tentar!

O que fazer para acabar com os cravos e as espinhas?

Como acabar com os cravos e as espinhas

Antes de mais nada é bom lembrar: Aprenda desde cedo a ter uma rotina de cuidados com sua pele.

Todos os dias ela sofre bastante com as agressões do tempo por exemplo. Sol, poeira, calor, frio, poluição. Tudo isso maltrata muito a pele. Por isso, guarde um tempinho para fazer uma limpeza com mais cuidado e uma hidratação bem feita.

Melhore a sua alimentação

Os alimento influem diretamente na nossa saúde. É importante termos em nossa dieta alimentos ricos em Ômega 3 e outros antioxidantes. Estas susbtâncias são importantes para reduzir a inflamação no nosso corpo e consequentemente, da pele. Em caso de dúvidas, converse com um nutricionista para que este profissional faça um programa alimentar específico para suas necessidades.

Faça uma limpeza de pele

Se você sofre com cravos e espinhas, procure lavar o rosto todos os dias com sabonete específico para pele com acne. Na farmácia existem diversos tipos, para todos os bolsos.

Após lavar com sabonete adequado, é sempre bom fazer a aplicação de um tônico adstringente. Este produto vai ajudar a reduzir a oleosidade da pele e, consequentemente os cravos e espinhas.

Procure também uma ou duas vezes por semana, fazer uma esfoliação para remover as células mortas do rosto.

Sempre que possível, agente uma limpeza de pele mais profunda com uma profissional qualificada.

Faça uma hidratação diária

Assim como a limpeza de pele é importante, você também não pode esquecer da hidratação. Sempre após realizar a sua limpeza, aplique um hidratante que esteja de acordo com o tipo de pele. Procure em lojas especializadas ou nas farmácias hidratantes específicos para pele com acne.

Jamais esprema as espinhas!

Por mais tentador que seja, jamais esprema as espinhas. Ao espremer, você pode acabar provocando feridas que mais tarde podem se tornar uma infecção. Existem muitos casos de pessoas que chegam a parar no hospital justamente por conta de uma simples espinha.

Nada deu certo? Procure um dermatologista!

Se você faz a hidratação e limpeza da pele corretamente, mas não conseguiu acabar com os cravos e as espinhas, procure um dermatologista. O médico irá analisar sua pele e indicará um tratamento eficaz que pode incluir o uso de medicamentos específicos.

Jamais use qualquer medicamento sem a prescrição médica. Dependendo da substância, é preciso até fazer exames de sangue regulares para acompanhar como o organismo está reagindo ao tratamento.

Veja também: O que é ASMR e quais os seus benefícios.